Anvisa aprovou, na quarta-feira (29/10), uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

As substâncias proibidas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Esses ingredientes podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED.


TPO não é nocivo a nós (Nail Designers e Clientes) pela quantidade mínima e meio utilizado.
A preocupação maior é com que trabalha na indústria, logo, para comercialização ser legal, as marcas obrigatoriamente deverão entrar nas normas.

Afinal, como foi feito os testes?
Na Europa foram realizados testes com ratos, por VIA ORAL E EM GRANDE QUANTIDADE, assim, chegaram á conclusão que em ratos machos a fertilidade foi diminuída.
Então, NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO, NÓS NÃO INGERIMOS TPO E DMTP NO PÃO E NEM NA ÁGUA.

 

E AGORA? MEUS ESMALTES?
Prazo para o comércio: as empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender (comercializar) ou utilizar os produtos que já estão no mercado.

Sugerimos ás nossas Clientes que tirem um tempinho e olhem rótulo por rótulo dos seus produtos e eliminem dentro do prazo os que contém essas 2 substâncias, muitos já estavam vindo sem essas 2 substâncias pois as empresas já vinham se familiarizando com a proibição na Europa e já estavam se preparando para essa nova medida aqui que por sinal chegou muito rápido!

 

Fonte: ANVISA

Texto por: Renata Munchen - Nail Designer e Instrutora

@renata_munchen